contato@asbbj.org.br

Palestras online

Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão

Palestras online

PROJETO TSURU – palestras online

O governo do Japão oferece anualmente, bolsas de treinamento no Japão para estudantes, técnicos e pesquisadores de países em desenvolvimento, em diversas áreas do conhecimento. Os bolsistas, ao retornarem ao seu local de origem, após o treinamento, são convidados a contribuir com as atividades das associações de ex-bolsistas em seu estado e em seu país.

No Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC) existe a Associação Sul Brasileira de Bolsistas no Japão (ASBBJ), ondem participam e se congregam ex-bolsistas de treinamentos no Japão oferecidos pela Japanease International Cooperation Agency (JICA). A criação da ASBBJ data do ano de 1981. Em 2017, no intuito de fortalecer o intercâmbio entre os membros da Associação no RS e SC bem como o intercâmbio com os membros das demais Associações de ex-bolsistas no Brasil, foi desenvolvido o Projeto TSURU – palestras online.

Projeto TSURU – palestras online é uma realização da atual diretoria da ASBBJ sob a Presidência de Francisco Antônio Mondadori Valle e Vice-Presidência RS de Ana Stela Goldbeck, ambos ex-bolsistas no Japão e a ação é viabilizada pelo apoio financeiro advindo do projeto de Follow Up 2018 submetido à JICA. Esta iniciativa tem o objetivo, primeiramente, de divulgar à Sociedade, a grande oportunidade oferecida pelo governo japonês, através das bolsas de treinamento no Japão, para as pessoas/técnicos de países em desenvolvimento. Em segundo lugar, o projeto Tsuru passa a ser um espaço digital gratuito, de amplo alcance e sem fronteiras, de divulgação das experiências do ex-bolsista, do objeto do seu treinamento, dos conhecimentos adquiridos e também, uma grande vitrine para disseminar a Cultura Japonesa.

Neste intuito, esperamos poder contar com muitas palestras online da ASBBJ no canal YouTube em nosso futuro.

Assista aos vídeos:

Neste vídeo, a fala do presidente Francisco Antônio Mondadori Valle, coronel da Brigada Militar. Nele, Cel. Valle nos conta sua experiência como ex-bolsista da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA, também sobre os cursos realizados pela Brigada Militar e Corpo de Bombeiros e os cursos aplicados nos esquemas dos Programas de Treinamento de Países Terceiros -TCTP – onde os países em desenvolvimento aceitem estagiários de outros países em desenvolvimento com a assistência da JICA para fins de transferência ou disseminação de tecnologia. Uma experiência bem-sucedida em boas práticas de cooperação operadas pela JICA e ASBBJ no estado do Rio Grande do Sul – Brasil.

Nesse vídeo o Major Isandré Antunes dos Santos nos fala do curso realizado no Japão em Desastres Naturais e sobre os aprendizados adquiridos e como esta experiência impactou o manejo dos Desastre Naturais no Rio Grande do Sul pelo Corpo de Bombeiros Militar no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

O vídeo nos mostra que o policiamento comunitário é uma estratégia exercida pela Polícia e pela População em parceria, para identificar, priorizar e resolver problemas de segurança e melhorar a qualidade de vida na comunidade. Neste vídeo oficiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, ex bolsistas da JICA no Japão, nos falam sobre POLICIA COMUNITÁRIA e sua implementação no Sul do Brasil.

Neste vídeo do PROJETO TSURU – PALESTRAS ONLINE, apresentado pela Associação Sul Brasileira de Bolsistas no Japão (ASBBJ), temos a palestra do Prof. Emílio Moriguchi M.S., PhD. , professor, médico geriatra, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas e atividades na área de envelhecimento saudável e qualidade de vida. Prof. Moriguchi também é professor visitante na Universidade de Chiba e na Universidade de Yokohama, ambos no Japão. Ele vai lá duas vezes por ano, em fevereiro e outubro. Prof. Moriguchi nasceu em Tóquio e lá foi homenageado com uma clínica em seu nome, em reconhecimento ao seu trabalho técnico e humanístico, a “Clínica do Coração – Para Tratar a Alma Humana”. Ele é filho de Yukio Moriguchi que foi pioneiro e fundador do Instituto de Geriatria e Gerontologia do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Prof Emilio Moriguchi nos dá a honra de participar do PROJETO TSURU e uma oportunidade de conhecer um pouco de sua experiência e história sobre este tema valioso e crescente no mundo: O envelhecimento saudável com qualidade de vida.

O PROJETO TSURU – PALESTRAS ONLINE é uma iniciativa da Associação Sul Brasileira de Bolsistas no Japão – ASBBJ. Neste vídeo, apresentamos o testemunho de Ana Stela Goldbeck, M.Sc, sobre sua experiência no curso de treinamento no Japão intitulado “Triagem Neonatal para Hipotiroidismo Congênito e Fenilcetonúria”pela JICA – Agência de Cooperação Internacional do Japão, realizado em 2002. Profa. Ana Stela nos fala sobre o curso, a convivência multidisciplinar, a cultura japonesa e o conhecimento relacionado aos programas de triagem neonatal. Ela também nos conta como essa oportunidade no Japão influenciou positivamente sua carreira profissional e se tornou a inspiração para o desenvolvimento de treinamentos on-line em triagem neonatal, elaborados para profissionais de saúde brasileiros. Ana Stela é especialista em triagem neonatal, participou do Ministério da Saúde do Brasil na gestão federal do Programa Nacional de Triagem Neonatal – PNTN. Atualmente, ela ocupa o cargo de vice-presidente da ASBBJ.

O PROJETO TSURU da Associação Sul Brasileira de Bolsistas no Japão (ASBBJ), apresenta neste video, Profa. Dra. Júnia Aparecida Laia da Mata. Ela é Enfermeira Obstetra, ex bolsista da Japan International Cooperation Agency (JICA) e Professora do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em sua palestra intitulada “Fortalecimento da saúde materno infantil. O que o Japão tem a nos ensinar?” ela conta um pouco sobre sua experiência em Okinawa e em outros locais do Japão e esclarece como a atenção à saúde materna e infantil é conduzida naquele país e como a cultura da co-responsabilização da população japonesa atua em manter o bem-estar de toda a comunidade.