contato@asbbj.org.br

Bolsas e Treinamentos

Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão

Bolsas e Treinamentos


A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com uma rede de escritórios que se estende por quase 100 países, a JICA presta assistência a mais de 150 países no mundo todo.

A JICA defende uma visão de “desenvolvimento dinâmico e inclusivo”.

Para tornar essa visão realidade, a JICA está empenhada em quatro missões, quais sejam:

– desafios que acompanham a globalização como mudanças climáticas e questões relacionadas à água, alimentos e doenças infecciosas;

– redução da pobreza e crescimento justo;

– melhoria da governança, como políticas e sistemas de governo de países em desenvolvimento;

– garantias da segurança humana.

A JICA oferece Bolsas e Treinamentos no JAPÃO

Treinamento no Japão

O Programa de Treinamento no Japão da JICA patrocina o recebimento, na condição de “bolsistas”, de técnicos de países em desenvolvimento para a aquisição de técnicas e conhecimentos e a criação de sistemas.

A JICA recebe anualmente cerca de 8.000 técnicos oriundos de países em desenvolvimento de todo o mundo, sendo as áreas bastante diversificadas como planejamento de desenvolvimento, administração pública, empreendimentos públicos, transporte, infraestrutura social, comunicação e informação, agricultura, pecuária, floresta, pesca, mineração, comércio, turismo, capacitação, saneamento, seguridade social, saúde etc.

Anualmente são lançados editais na página da JICA na internet para estes treinamentos no Japão com o oferecimento de vagas. O interessado elegível pode candidatar-se às vagas, seguindo as orientações do formulário de aplicação e submetendo os documentos exigidos à JICA – Representação no Brasil. https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/courses/index.html

VANTAGENS: Caso for o candidato for selecionado à vaga, a JICA custeará as passagens de ida e volta ao Japão a partir dos aeroportos internacionais determinados, os quais sejam: Aeroportos Internacionais de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus e Natal. Será de responsabilidade do participante o deslocamento até esses aeroportos.

A JICA oferecerá acomodação nos Centros de Treinamento ou hotéis conveniados e custeará outras despesas como por exemplo: deslocamentos no Japão, cartão alimentação para os dias hospedados nos centros de treinamento e diárias para alimentação em caso de hospedagem em hotéis conveniados.

Programa de Treinamento de Nikkeis no Japão

A JICA oferece bolsas de estudos ao Japão, custeadas pelo Governo Japonês e implementadas em parceria com Governo das Províncias, ONGs, Universidades, entidades de utilidades públicas, empresas privadas entre outros.

O público alvo deste programa são descendentes japoneses da América Latina que desejam adquirir habilidades técnicas e conhecimentos necessários ao desenvolvimento profissional por meio do treinamento técnico, sendo capacitados a liderarem a comunidade de seus respectivos países, contribuindo desta forma para a melhoria da região a que pertencem.

Informações:

Programa de formação da Futura Geração da Comunidade Nikkei (Para Estudantes do Ensino Fundamental)

Programa de formação da Futura Geração da Comunidade Nikkei (Para Estudantes do Ensino Médio)

Programa de formação da Futura Geração da Comunidade Nikkei (Para Estudantes Universitários)

Bolsa Específica

Bolsa de Mestrado

EMBAIXADA DO JAPÃO NO BRASIL

O Governo Japonês através do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT) oferece seis tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas.

As inscrições para as bolsas de Pesquisa, Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes ocorrem anualmente entre os meses de abril e junho, e as de Treinamento de Professores e Cultura e Língua Japonesa, no mês de janeiro e fevereiro.

Todos os procedimentos de solicitação de Bolsas de Estudo do Governo Japonês (Monbukagakusho: MEXT) são realizados pelas embaixadas e consulados japoneses no seu país ou por instituições de ensino superior no Japão. Se você precisa de mais informações sobre as Bolsas de Estudo do Governo Japonês (MEXT), contate as embaixadas ou os consulados japoneses no seu país, ou as instituições de ensino superior no Japão nas quais você gostaria de se inscrever.

Não são cobradas taxa de inscrição. Quaisquer organizações ou indivíduos que cobrem taxas de inscrição ou exijam depósitos não têm nenhuma relação com o governo japonês.