contato@asbbj.org.br

A Educação Ambiental e a Criança.

Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão

A Educação Ambiental e a Criança.

Parafraseando o presidente Macron da França, só há um planeta Terra, não há mais nenhum outro planeta alternativo no Universo para abrigar a nossa Humanidade.

E no mês de outubro, em que comemoramos no Brasil o dia da Criança e o dia do Professor, gostaria de ressaltar a importância do papel dos professores na formação educacional das crianças e jovens, a geração que assumirá no futuro os papéis de liderança na preservação e sustentabilidade ambiental do nosso planeta.

No momento presente, cabe a nós, os adultos, despertar nas crianças as maravilhas da natureza, sensibilizá-las quanto à importância da preservação ambiental e conscientizá-las da sua atuação como agente transformador que impactará positivamente o meio ambiente.

No município de Caçapava (SP), por exemplo, foi implantado o Projeto Comunitário da JICA – Projeto de EA Educação Ambiental, realizado em parceria entre a Província de Shimane (Japão) e o Município de Caçapava (SP), de 2014 a 2021.

No decorrer do projeto, constatamos que, educando a criança, é possível atingir os pais e os responsáveis, além dos munícipes. A Prefeitura de Caçapava aprovou também a lei que institui o Programa de Educação Ambiental no município em agosto de 2022.

Já os parabenizando, gostaria de agradecer aos professores do Brasil que, na sua rotina de trabalho, estimulam a conscientização ambiental das crianças por meio de atividades de temática ambiental nas leituras, rodas de conversas, brincadeiras, peça de teatro e uso de recicláveis. Como dizem os nativos americanos, “A terra não é uma herança de nossos pais, e sim um empréstimo aos nossos filhos”.


Autor: Sérgio Hiroaki Ishikawa foi bolsista JICA e idealizador do Programa Shizen Ambiental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *